PUBLICAÇÕES

Publicações mais recentes

Screenshot 2021-03-12 111948

Análise Genómica da Variação do Número de Cópias em Pacientes com Doença de Parkinson na América Latina.

Sarihan, E.I., Pérez‐Palma, E., Niestroj, L.‐M., Loesch, D., Inca‐Martinez, M., Horimoto, A.R., Cornejo‐Olivas, M., Torres, L., Mazzetti, P., Cosentino, C., Sarapura‐Castro, E., Rivera‐Valdivia, A., Dieguez, E., Raggio, V., Lescano, A., Tumas, V., Borges, V., Ferraz, H.B., Rieder, C.R., Schumacher‐Schuh, A.F., Santos‐Lobato, B.L., Velez‐Pardo, C., Jimenez‐Del‐Rio, M., Lopera, F., Moreno, S., Chana‐Cuevas, P., Fernandez, W., Arboleda, G., Arboleda, H., Arboleda‐Bustos, C.E., Yearout, D., Zabetian, C.P., Thornton, T.A., O'Connor, T.D., Lal, D., Mata, I.F. and (2021), Genome‐Wide Analysis of Copy Number Variation in Latin American Parkinson's Disease Patients. Mov Disord, 36: 434-441. https://doi.org/10.1002/mds.28353

A identificação global de variantes do número de cópias (CNV) a nível do genoma tem sido subestudada em pacientes com DP, já que a maioria dos estudos apenas analisa alguns genes conhecidos. Aqui utilizamos dados de genotipagem de todo o genoma de 747 pacientes com DP e 632 controles de do LARGE-PD para compreender a carga de variantes de número de cópias em latinos e a sua associação com a doença:

  • A análise do total do número de cópias em todo o genoma não mostrou diferença entre pacientes vs. controles.
  • Os pacientes apresentaram significativamente mais CNVs em genes conhecidos para a DP (OR: 3,97 [1,69 - 10,5], P = 0,018), sendo o PARK2 aquele com maior carga.
  • Os pacientes portadores de um CNV em genes conhecidos da DP apresentaram os sintomas da doença 26 anos antes em comparação com os pacientes com CNV em outros genes.
  • Na América Latina, 5,6% dos pacientes com DP precoce são portadores de um CNV no PARK2.
  • The distribution and risk effect of GBA_ first page 2pic

    A distribuição e risco das variantes do GBA em uma grande coorte de pacientes com DP da Colômbia e do Peru.

    Velez-Pardo C, Lorenzo-Betancor O, Jimenez-Del-Rio M, Moreno S, Lopera F, Cornejo-Olivas M, Torres L, Inca-Martinez M, Mazzetti P, Cosentino C, Yearout D, Waldherr SM, Zabetian CP, Mata IF. Parkinsonism Relat Disord.2019 Jun;63:204-208. doi: 10.1016/j.parkreldis.2019.01.030.Epub 2019 Feb 4.

    O GBA é o fator de risco genética mais importante para a DP, porém pouco se sabe sobre os seus efeitos entre latinos. Aqui examinamos 602 pacientes com DP e 319 controles da Colômbia e do Peru. As principais conclusões foram:

  • O GBA é também um importante fator de risco nestas populações, aumentando o risco de desenvolver DP cerca de 4,5 e 6,2 vezes no Peru e na Colômbia, respectivamente.
  • Enquanto a frequência em pacientes com DP do Peru é semelhante à frequência de outros países (5,5%), a frequência na Colômbia é o dobro (9,9%) devido à presença de uma nova mutação específica da população descrita (p.K198E).
  • As mutações no GBA não só aumentam o risco de desenvolver DP, como também diminuem a idade de início em cerca de 8 anos.
  • LARGE-PD_Examinig the Genetics of PD in Latam_first page pic

    LARGE-PD: Examinando a Genética da Doença de Parkinson na América Latina.

    Zabetial CP, Mata IF on behalf of the Latin American Research Consortium on the Genetics of PD (LARGE-PD) Mov Disord . 2017 Sep;32(9):1330-1331. doi: 10.1002/mds.27081. Epub 2017 Jun 28.

    As mutações localizadas nos códons G2019 e R1441 do gene da LRRK2 representam a causa genética mais comum da DP em pacientes de origem europeia. Aqui, mostramos que na coorte LARGE-PD a frequência combinada destas mutações varia substancialmente entre os países da América Latina e está diretamente correlacionada com a proporção estimada de ascendência europeia em cada local. Isso indica que a arquitetura genética da DP pode diferir entre os latinos e outros grupos populacionais, como foi demonstrado em várias outras doenças, incluindo o câncer.

    Ver uma lista completa de publicações para Ignacio Mata, PhD no PubMed.